Com o objetivo de encontrar caminhos para tornar projetos sociais sustentáveis e rentáveis financeira e socialmente, estudos preliminares feitos pelo IBIT - Instituto Brasileiro de Inteligência Tecnológica - revelaram que existem meios de fomentar a geração de recursos com a criação de uma rede nacional de parceiros trabalhando em prol de ações sociais privadas. O desafio estava em criar uma mecânica geradora de renda que não viesse a onerar o empresariado já bem pressionado por impostos e pela própria concorrência do cotidiano. Os estudos práticos desenvolvidos e experimentados com sucesso em ações comerciais isoladas, motivados pela verificação de contínuas crises financeiras vividas por diversas instituições que muitas vezes viram-se obrigadas a abortar importantes projetos nas áreas de educação, tecnologia e saúde, entre outros, por falta de recursos, foi o principal motivo para o lançamento da Banca Brasileira de Investimento Social, a BIS. O objetivo é produzir renda e custear projetos sociais privados, autosustentáveis e de relevância para o país.
A criação da rede em prol da Banca
A primeira fase do projeto é identificar e fidelizar os parceiros da rede. Os parceiros são empresas privadas que tenham em sua locação PDVs - Pontos De Venda - que são os caixas de padarias, mercados, supermercados e lojas em geral. Para ingressar como parceiro BIS e utilizar o adesivo do projeto em seu estabelecimento, o empresário só precisa disponibilizar os seus PDVs. Formada a rede, o IBIT colocará em prática a experiência obtida em ações onde foi alcançado grande êxito na arrecadação de recursos. A campanha Sandália Solidária Abrace é o exemplo mais recente disso. Cinqüenta mil pares foram colocados à venda em 90 postos da Gasol Combustíveis, em Brasília, com o objetivo de gerar recursos para a construção do hospital para o tratamento do câncer infantil local, administrado pela aquela associação. A mecânica comercial utilizada, além da arrecadação fiscal, remunerou todos os envolvidos com a venda do produto e disponibilizou R$ 100.000,00 para a instituição. Outras empreitadas com o mesmo espírito e mecânica promocional também renderam um bom dinheiro para ações sociais. A meta da BIS na sua primeira fase de trabalho é obter 50.000 PDVs disponíveis até o final de 2009 e multiplicar o potencial de venda das parcerias feitas até agora.
A primeira fase do projeto é identificar e fidelizar os parceiros da rede. Os parceiros são empresas privadas que tenham em sua locação PDVs - Pontos De Venda - que são os caixas de padarias, mercados, supermercados e lojas em geral. Para ingressar como parceiro BIS e utilizar o adesivo do projeto em seu estabelecimento, o empresário só precisa disponibilizar os seus PDVs. Formada a rede, o IBIT colocará em prática a experiência obtida em ações onde foi alcançado grande êxito na arrecadação de recursos. A campanha Sandália Solidária Abrace é o exemplo mais recente disso. Cinqüenta mil pares foram colocados à venda em 90 postos da Gasol Combustíveis, em Brasília, com o objetivo de gerar recursos para a construção do hospital para o tratamento do câncer infantil local, administrado pela aquela associação. A mecânica comercial utilizada, além da arrecadação fiscal, remunerou todos os envolvidos com a venda do produto e disponibilizou R$ 100.000,00 para a instituição. Outras empreitadas com o mesmo espírito e mecânica promocional também renderam um bom dinheiro para ações sociais. A meta da BIS na sua primeira fase de trabalho é obter 50.000 PDVs disponíveis até o final de 2009 e multiplicar o potencial de venda das parcerias feitas até agora.
A geração de recursos
Vários produtos com fortes apelos promocionais e sociais já foram desenvolvidos pelo IBIT e podem ser lançados à venda. Um exemplo disso é a EcoBagPet - sacola feita com tecido 100% PET (www.ecobagpet.com). O material é de incrível resistência, lavável e está muito mais para tecido do que para plástico. Para a confecção do produto, são remuneradas as pessoas ligadas ao recolhimento das garrafas PET em lixões e rios, a equipe que separa, limpa e prensa o material, a que faz a tecelagem, a que costura, a que faz a impressão, os PDVs e o projeto final, motivo pelo qual foi desenvolvida a ação. Empresas de petróleo e telefonia já se disponibilizaram a participar do lançamento do produto. No caso da Claro, foi oferecido um celular gratuito (dentro dos planos da empresa) na compra de cada sacola. Outro produto de incrível potencial é o Pronto Socorro Digital servido dentro de um Pen Drive e um livreto de consultas rápidas. O software ilustrado, produzido com a orientação de profissionais das áreas de emergências e bombeiros do DF, mostra as ações que devem ser feitas enquanto a ambulância não chega para o tratamento de queimaduras, infarto e fraturas, entre outras lesões. Para a venda do produto PDVs de farmácias se fazem bastante úteis. Em desenvolvimento estão os produtos da linha onde personagens infantis serão explorados. Um deles é o Bomberine, um super-herói que não tem super-poderes e o Xerifluor, um detonador de bactérias bucais desenvolvido pelo Instituto Odontológico Rita Trindade, um dos mais bem conceituados do Brasil. Nada disso está no mercado ainda e a formação da rede para colocar em prática a BIS se faz necessária antes de qualquer empreitada mais audaciosa.
A aplicação dos recursos
O dinheiro da arrecadação será investido em projetos que possam ter a sua continuidade garantida por meio da autosustentação. Ou seja, o projeto gera recursos suficientes para se manter vivo e remunerar todos os seus colaboradores. Na área da educação, a construção do “AutoLabs” - Laboratórios de Autopesquisa e Autodidatismo - é um dos mais promissores. O conceito desenvolvido é muito simples: já que a formação de pessoas de sucesso tem em sua bagagem uma grande quantidade de autodidatismo, a solução para a educação seria ensinar a pessoa, desde nova, a gostar de estudar e aplicar o seu conhecimento no dia-a-dia. O caminho se apresenta como uma alternativa confiável para promover mudanças de rumo no ensino brasileiro, pois há mais de 50 anos sabe-se que a educação no Brasil é fraca e não houve nenhum investimento voltado para a construção de uma escola que o aluno fizesse questão de freqüentar. A promoção do “faça por si” aplicada no projeto AutoLabs pode criar uma geração de pessoas que entendem o valor do conhecimento e venham gerar riqueza com ele. Outro protótipo ambicioso é a fábrica modelo de decomposição de materiais chamada de Petróleo Verde. Desenvolvido pela Inove, empresa parceira do IBIT situada no Vale do Silício, na Califórnia americana, o projeto contempla a decomposição de materiais compostos e reapresentação dos mesmos na sua forma original por meio de uma tecnologia denominada Vortex, com a separação por densidade. O lixo é a matéria prima da fábrica, especialmente os pneus usados que podem render óleo (origem do nome da fábrica), aço, alumínio e polímeros, entre outros materiais de grande valor. A fábrica de tecidos PET, a TecPET, também está em pauta para ser viabilizada com a cooperativa de catadores de lixo 100 Dimensão, localizada no Riacho Fundo II, região carente do DF. Só nessa pequena ninhada de projetos, o IBIT estima um investimento de 124 milhões de reais. Outros estão em fase avançada de desenvolvimento e instituições como o Sebrae, que auxilia na composição do Ecocrédito - que remunera o trabalho em prol da conservação do meio-ambiente, e empresas como a Gasol, que investiu na construção e reforma de dezenas de Bibliotecas em Brasília, podem dar a dimensão do que o trabalho privado em conjunto pode gerar.
O dinheiro da arrecadação será investido em projetos que possam ter a sua continuidade garantida por meio da autosustentação. Ou seja, o projeto gera recursos suficientes para se manter vivo e remunerar todos os seus colaboradores. Na área da educação, a construção do “AutoLabs” - Laboratórios de Autopesquisa e Autodidatismo - é um dos mais promissores. O conceito desenvolvido é muito simples: já que a formação de pessoas de sucesso tem em sua bagagem uma grande quantidade de autodidatismo, a solução para a educação seria ensinar a pessoa, desde nova, a gostar de estudar e aplicar o seu conhecimento no dia-a-dia. O caminho se apresenta como uma alternativa confiável para promover mudanças de rumo no ensino brasileiro, pois há mais de 50 anos sabe-se que a educação no Brasil é fraca e não houve nenhum investimento voltado para a construção de uma escola que o aluno fizesse questão de freqüentar. A promoção do “faça por si” aplicada no projeto AutoLabs pode criar uma geração de pessoas que entendem o valor do conhecimento e venham gerar riqueza com ele. Outro protótipo ambicioso é a fábrica modelo de decomposição de materiais chamada de Petróleo Verde. Desenvolvido pela Inove, empresa parceira do IBIT situada no Vale do Silício, na Califórnia americana, o projeto contempla a decomposição de materiais compostos e reapresentação dos mesmos na sua forma original por meio de uma tecnologia denominada Vortex, com a separação por densidade. O lixo é a matéria prima da fábrica, especialmente os pneus usados que podem render óleo (origem do nome da fábrica), aço, alumínio e polímeros, entre outros materiais de grande valor. A fábrica de tecidos PET, a TecPET, também está em pauta para ser viabilizada com a cooperativa de catadores de lixo 100 Dimensão, localizada no Riacho Fundo II, região carente do DF. Só nessa pequena ninhada de projetos, o IBIT estima um investimento de 124 milhões de reais. Outros estão em fase avançada de desenvolvimento e instituições como o Sebrae, que auxilia na composição do Ecocrédito - que remunera o trabalho em prol da conservação do meio-ambiente, e empresas como a Gasol, que investiu na construção e reforma de dezenas de Bibliotecas em Brasília, podem dar a dimensão do que o trabalho privado em conjunto pode gerar.
DISPONIBILIZE SEUS PDVs
Empresário lojista, para fazer parte da rede de PDVs (Pontos De Venda) BIS, basta mandar um e-mail para euquerobis@gmail.com, contendo os dados cadastrais básicos da empresa (CNPJ, Insc., End. Fones, e-mail e site), o número de caixas que poderão ser utilizados, o número de funcionários, o número de clientes que giram por mês por terminal e aguardar a certificação como parceiro BIS/IBIT. Não é preciso doar nada, apenas disponibilizar o caixa para as nossas ações. Para conhecer mais sobre a Banca visite: www.euquerobis.com.
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