sábado, julho 26, 2008

TRAVESTIDOS PARA JOGAR



MAIS DA METADE DOS JOGADORES DE “GAMES ON LINE” SE APRESENTAM TRAVESTIDOS AOS ADVERSÁRIOS

A pesquisa britânica realizada pela Universidade de Nottingham Trent revela uma curiosidade a respeito da mudança de personalidade de internautas durante as aventuras nos games on-line, muito comuns no mundo inteiro. Mais da metade deles trocam de sexo para jogar. A maioria são mulheres que se apresentam como homens porque consideram que isso lhes dará vantagem competitiva durante os desafios. Mas, os homens que aparecem vestidos de mulher, também usam o mesmo argumento para a troca de sexo, ou seja, os argumentos se neutralizam. A pesquisa revelou que há uma questão comportamental embutida nas escolhas e mostrou que 21% dos entrevistados assumiu que existe o objetivo de relacionamento social entre os participantes e a mudança de sexo teria relação direta com uma possível abertura para um contato mais íntimo. Um dos autores da pesquisa, Mark Griffiths, diz que “o modo de comunicação mais relaxado do mundo virtual foi visto por alguns internautas como mais agradável e satisfatório do que no mundo real”. O estudo descobriu que 68% dos participantes sentiam um efeito estimulante provocado pelo nível de interatividade com outros jogadores e a oportunidade de encontrar novos amigos on line. O co-autor da pesquisa, Zaheer Hussain, conta que "os entrevistados também jogavam para fugir de problemas pessoais ou para mudar o humor. Freqüentemente os jogos são vistos como uma forma de fuga, uma estratégia que os jogadores usam para fugirem dos problemas". A pesquisa enviou questionários para participantes que foram recrutados pela internet como voluntários. As idades variavam entre 18 e 69 anos, 83 eram homens e 32 eram mulheres, a maioria (73%) dos Estados Unidos. Os dados mostram que as relações com personagens de sexo trocado e a procura por um relacionamento dentro da internet não são uma exclusividade apenas de jovens. Adultos, inclusive da terceira idade, estão com dificuldades para interagir e recorrem a jogos on line e chats (conversa on line) para desenvolver um relacionamento.




A interatividade sob a plataforma da tecnologia

Os caminhos encontrados pela tecnologia para facilitar a interação e resolver todo tipo de assunto com pessoas que nunca foram vistas na vida, superaram todas as expectativas dos mais otimistas futurólogos que anunciavam as benesses do avanço há 20 anos. Hoje, a marinha francesa faz alistamento militar via Second Life – uma comunidade dentro da WEB que tem dezenas de milhões de habitantes, o mesmo acontece com a NASA para recrutar funcionários e, praticamente, todas as seleções de currículos de candidatos a empregos que usam recursos tecnológicos na atividade proposta têm a sua origem nos contatos feitos por meio eletrônico e não físico. A vida na internet se tornou tão séria que um adolescente holandês de 17 anos foi preso por roubar móveis virtuais no valor de 4 mil euros (cerca de R$ 10,6 mil), que foram comprados na comunidade Second Life com dinheiro real para o Haboo Hotel (virtual). Tudo isso é para clarear um pouco sobre o quanto esse novo mundo se tornou importante na vida de muitas pessoas que, sem perceberem, acabam por depender do ambiente eletrônico para se relacionarem e, especialmente, obterem felicidade. O MSM e o Orkut são exemplos que já podem ser considerados clássicos, e tirar essas ferramentas de adolescentes e adultos pode gerar uma enorme decepção seguida de depressão. O problema de tudo isso é que deixar a beleza da leitura real (física) de uma pessoa em segundo plano, pode nos fazer esquecer a importância do que quer dizer um aperto de mão, um abraço, um olhar e do prazer que é ouvir uma honesta e gostosa gargalhada.

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