domingo, julho 20, 2008

ROBO4 PODE LIVRAR MILHÕES DE PESSOAS DA CEGUEIRA

O nome parece sair de um filme de ficção científica, mas o que Robo4 é capaz de fazer também parece mentira. Um dos maiores problemas da atualidade é a cegueira por degeneração macular, doença relacionada à idade e à retinopatia diabética. Robo4 é uma proteína encontrada em células do sangue, e um estudo publicado pela revista "Nature Medicine" indica que ela pode interromper e até mesmo regenerar casos graves de cegueira . Cientistas da Universidade de Utah, em Salt Lake City (EUA), simularam a ação da Robo4 em ratinhos e os resultados promissores já levaram a tecnologia do novo fármaco, desenvolvida com a ajuda da organização de caridade Fight for Sight, a ser negociada com a companhia biofarmacêutica PhiloGene Inc para comercialização. Esse auê sobre a pesquisa realizada por Dean Li, professor que coordenou os estudos, indica que, apesar dos testes com a Robo4 continuarem até 2009, há uma descoberta real para a cura da doença. O cientista afirma que muitas doenças devem-se a lesões e inflamações que desestabilizam os vasos sanguíneos e provocam um gotejamento que afeta os tecidos adjacentes. Segundo Li, os estudos revelaram que foi encontrada "uma via natural para contra-atacar por meio da proteína Robo4, e estabilizar os vasos sanguíneos". A descoberta poderá ter implicações de sucesso em outras doenças, como a síndrome respiratória aguda (SRA), que também consiste numa desestabilização dos vasos sanguíneos e conseqüente gotejamento de sangue que chega aos pulmões.

Entenda a degeneração macular (fonte: Alcon Laboratórios do Brasil)
Quando os raios ultravioletas (UV) interagem com o oxigênio, radicais livres - moléculas com pares desequilibrados de elétrons - são gerados. Estes radicais livres podem danificar as células da mácula nos olhos, causando a formação de toxinas ("drusas") e, algumas vezes, o crescimento de finos vasos sanguíneos sob a mácula. A mácula é a porção central da retina, responsável pela visão detalhada e central. É esta parte do olho que é afetada pela Degeneração Macular que na maioria dos casos é relacionada à idade. Há dois tipos de degeneração: o tipo "seco" (atrófica) e o tipo "úmido" (cistóide). A maioria dos casos - 85% a 90% - é do tipo seco. A DM seca é caracterizada pela formação de pequenos depósitos amarelados sob a mácula. Estes depósitos são chamados de "drusas" e podem fazer com que a mácula fique mais fina e completamente ressecada. Às vezes, a DM seca se transforma em úmida conforme novos vasos sanguíneos anormais são formados sob a mácula. Esses vasos sanguíneos incham, rompem e formam tecidos de cicatrização que danificam a visão, embaçando os raios de luz e as cores antes que possam atingir a mácula. Depois da catarata, a Degeneração Macular é a principal causa de cegueira nos indivíduos com mais de 50 anos. No mundo, são mais de 50 milhões de pessoas com a doença e 18 mil são menores de 14 anos. A DM pode afetar um ou os dois olhos. Primeiramente, a visão central se torna bloqueada por um ponto negro, mas este ponto depois se transforma em uma lacuna que é branca ou cinza. Este dano à visão central é permanente, mas a visão lateral ("periférica") raramente é afetada. Na forma seca de degeneração, a perda de visão central é gradual; sua extensão está relacionada com a localização e quantidade de afinamento macular causado pelos depósitos amarelados. As pessoas com DM úmida têm uma perda de visão mais rápida (semanas ou meses) por causa do rompimento de vasos ou sangramento sob a mácula.



Como prevenir a doença

Ingerir uma dieta pobre em gorduras, rica em vegetais e folhas verdes, tais como espinafre e couve, a proteção dos olhos contra os raios ultravioletas usando lentes claras ou óculos de sol com proteção UV, fazer exercícios regularmente e parar ou nunca começar a fumar podem ajudar muito na prevenção da Degeneração Macular. Componentes antioxidantes, tais como as vitaminas C, E e A, e minerais como selênio, zinco, manganês e cobre colaboram com as células da mácula no combate aos danos causados pelos radicais livres. Conforme envelhecemos, nossos organismos perdem estes mecanismos de defesa natural. Muitos oftalmologistas estão receitando aos seus pacientes suplementos alimentares com antioxidantes ricos em vitaminas e minerais como precaução. Praticamente não existe tratamento para a degeneração macular. Contudo, quando ocorre o crescimento de novos vasos sanguíneos na mácula ou ao seu redor, a fotocoagulação com laser pode destruí-los antes que eles causem maiores danos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário