Já está disponível no Brasil uma das mais incríveis ferramentas para auxiliar, com eficiência e rapidez, o transporte de pessoas portadoras de deficiência física ou com imobilidade temporária. Trata-se da Evac+Chair, uma cadeira de rodas projetada para descer escadas em emergências, ajudando na evacuação de pessoas impossibilitadas de se movimentar por conta de traumas, lesões como fraturas e outras rupturas, em situações como incêndio, após quedas ou acidentes domésticos. A partir daí, não foi difícil adaptar a utilidade também para deficientes físicos, idosos, mulheres grávidas e vítimas de mal súbito, que constataram na versatilidade da cadeira um grande trunfo em prol da mobilidade. O caso é que com ela é muito fácil descer escadas, um dos maiores e mais comuns problemas encontrados por deficientes físicos e pessoas com idade avançada. O equipamento, por ser muito leve, de fácil aplicabilidade e condução, se tornou a mais eficiente ferramenta para a mobilidade de pessoas com qualquer dificuldade de locomoção.
Por ser de grande conveniência, além de estar integrada ao SAMU, Corpo de Bombeiros, edifícios públicos e comerciais no Brasil, a Evac+ Chair já é comercializada em mais de 10 países, entre eles Japão, Espanha, EUA, Alemanha e França. O equipamento é certificado pelo BRTÜV e elimina a necessidade de alguém carregar a pessoa com dificuldade de locomoção, nos braços ou nos ombros para vencer es-cadas ou desníveis em casos de emergência
Leveza e praticidade para o dia-a-dia e eventuais emergências
Muitos países já adotaram o equipamento como parte essencial do conjunto de segurança e transportes emergenciais. Edifícios comerciais e residenciais adotaram a cadeira como se fosse um item indispensável, e muitos deles mantém várias unidades em uma mesma edificação. Ambulâncias também estão sendo equipadas com a Evac+Chair que vem se mostrando uma alternativa mais rápida e eficaz do que a própria maca ou a chamada prancha, muito usada pelo Corpo de Bombeiros. Contudo, há que se treinar as pessoas que irão conduzir o equipamento. Existem técnicas de transporte e de evacuação emergencial que necessitam ser instruídas. A mobilidade e o conforto estão relacionados com a qualidade do condutor. Por isso, por mais que seja breve e simples, a orientação se torna indispensável.
Ambientes de difícil adequação à acessibilidade
Por ser fácil de usar, a cadeira acaba ajudando de modo relevante não só em emergências, mas, também, quando um deficiente físico precisa se movimentar em locais não adaptados. Em muitas áreas urbanas é complicado o deslocamento de um lado ao outro e pessoas com dificuldade de locomoção, na maior parte das vezes, optam simplesmente por não visitarem esses locais em função do provável aperto que passariam. Curiosamente, por exemplo, vários deles podem ser consumidores em potencial com bom poder aquisitivo. O equipamento se apresenta como uma necessidade operacional para que condomínios, shoppings, repartições públicas e até mesmo residências, possam dar ao deficiente a condição de locomoção emergencial em qualquer parte das edificações, mantendo nessas propriedades alguns equipamentos como esse. É sabido que a maior parte desses ambientes não tem como promover uma reforma que atenda a todas as necessidades do deficiente físico, apesar de já constar em lei. Por isso mesmo, a cadeira pode se configurar numa solução adequada para essa demanda. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas têm um tipo de deficiência física e isso significa aproximadamente 1/3 da população do Canadá. Ou seja, muita gente esperando que tenha a condição de locomoção em locais com difícil mobilidade. É uma questão óbvia de respeito, praticidade e segurança. Para maiores informações contate o Sr. Luiz Maran Júnior, da Triunfo Comércio e Serviços LTDA, empresa responsável pelo produto no Brasil - (61) 3361 2221 / e-mail: triunfo@triunfobrasilia.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário